quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FOTOGRAFIA I

Essa semana estive conversando com meu amigo  Willians Lima. Estávamos discutindo a fotografia do filme.
As cores que se casariam melhor com  o filme e que tipo de imagens e movimentos de camera vamos usar.
Ainda estou em dúvida quanto a camera. Filmar com DSRL com todas as suas qualidades e limitações ou filmar com a nx5 da sony com sua pouca profundidade de campo. Eu queria muito experimentar a nova panasonic AG AF100, mas não conheço ninguém que a tenha usado além do que sai na internet.
Usar uma CANON ou uma NIKON D7000? Os vídeos na internet ficam muito bonitos, mas a DSRL é muito leve para se usar a não ser em tripé (mesmo com aquelas traquitanas da zacutto).
Só  posso adiantar que vamos gravar em 24p 1920x1080, e ambas fazem isso, mas todas minhas lentes são NIKON, então talvez eu opte por uma delas. E alguém vai perguntar por que não a DMARK II?
Essas cameras novas além de uma melhor relação ISO e  um custo bem mais acessível,  parece que resolveram o problema de superaquecimento, e do moiré no movimento.
Vou fazer uns testes com a sony e se ela for o que mostra nos vídeos pode ser uma boa opção, enquanto não sai a super 35mm.
abaixo uma foto do will para o hall da fama.

2 comentários:

  1. Sem dúvida a 5D MK II é a melhor opção!
    Tenho uma há mais de 6 mesas e essa história de super aquecimento não existe para 5D.. na verdade ouvi mais falarem da 7D mas a 5D nunca super aqueceu comigo e já fiquei horas gravando sem pausa alguma...
    Em relação moiré.. isso é muito relativo... como ela tem uma profundidade de campo fantástica onde vc acha que o moiré pode estar presente (o que é relativamente raro) é só deixar este ponto sem foco que é o que normalmente acontece... Na verdade já constatei o moiré em câmeras de vídeo como a Ex-1 e a Z7... então não é exclusividade das HDSLRs... mas muitas vezes está relacionado pela alta resolução... na verdade o processo do moiré nas HDSLRs é um pouco diferente mas nada que incomode e muito menos chame muito a atenção.
    O problema maior que vejo é o roling shutter que na verdade toda câmera que usa CMOS tem em diferentes graus e como a 5D tem o sensor maior que qualquer câmera esse problema fico um pouco mais visível, mas precisa chacoalhar muito a câmera para vc perceber esse problema, na verdade já vi o rolling shutter até na Ex-1.
    Agora não acho uma boa optar por uma NX5 ou similares, gravei com ela algumas vezes semana passada e não chega aos pés das HDSLRs... isso posso afirmar com toda certeza! Tanto em qualidade final da imagem como profundidade de campo...
    Atualmente gravo quase tudo com a 5DMK II... e não uso nenhum acessório tipo Zacuto... única coisa que posso afirmar que exige muita prática... pois exige conhecimento de fotografia e muito prática para foco o que não é exigido por câmeras de vídeo convencionais, tanto é que estou com dificuldades de achar bons operadores de HDSLRs enquanto que em vídeo qualquer um opera.
    Boa sorte!
    Gabriel Lehto

    ResponderExcluir
  2. Só mais um detalhe o moiré não está relacionado ao movimento.
    Abs,
    Gabriel Lehto

    ResponderExcluir